Quando falamos de esponjas, quanto mais absorventes, melhor são para limpar derramamentos e sujidade. Assim, se tiver de optar entre celulose e espuma, qual deve escolher? Uma experiência simples identifica o claro vencedor.
A celulose normal, como a do Esfregão com Esponja Scotch-Brite®, tem muitos buracos, que se enchem com muita água quando a esponja é mergulhada. Isto faz com que a esponja fique abaixo da superfície quando está saturada.
Algumas esponjas são feitas de espuma hidrófila. Apesar de anunciar "que gosta de água" (hidro = água e filo = o que gosta de), é menos absorvente do que a celulose. Como sabemos? Estas esponjas de espuma flutuam sobre a superfície da água mesmo quando estão molhadas, enquanto as esponjas celulósicas saturadas ficam abaixo da superfície.
Os poros da espuma de poliuretano são parecidos aos da celulose, mas não se deixe enganar. As esponjas de espuma de poliuretano saturadas são campeãs a flutuar e não vencedoras no que toca à limpeza de derramamentos e sujidade.